![]() |
Foto: Reprodução |
O Ministério da Saúde encaminhou à Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) um pedido de análise para avaliar a possível inclusão da vacina contra o herpes-zóster na rede pública de saúde. Em nota oficial, a pasta informou que aguarda o parecer técnico para decidir sobre a incorporação do imunizante ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Em publicação nas redes sociais, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou que a medida é uma das prioridades da gestão. “É uma vacina eficaz, mas de difícil acesso. Muitas pessoas sequer sabem da sua existência. Nossa meta é garantir que ela entre no SUS e seja disponibilizada para todos que têm indicação para recebê-la”, afirmou.
O herpes-zóster — também chamado popularmente de cobreiro — é uma infecção cutânea causada pela reativação do vírus varicela-zoster (VVZ), o mesmo responsável pela catapora. Segundo o ministério, o vírus pode permanecer inativo no organismo por anos e se manifestar na fase adulta, especialmente em pessoas com imunidade enfraquecida, como aquelas com doenças crônicas (diabetes, hipertensão), câncer, aids ou que passaram por transplantes.
Fonte: Voz da Bahia
Nenhum comentário