Especialista alerta para uso indiscriminado de creatina: “Pode trazer riscos à saúde”
![]() |
Foto: Flickr |
Em meio à crescente busca por hábitos mais saudáveis, o consumo de suplementos alimentares disparou nos últimos anos. Produtos como whey protein, ômega 3, colágeno e creatina ganharam popularidade entre praticantes de atividade física e pessoas em busca de mais qualidade de vida.
No entanto, especialistas alertam para o uso indiscriminado dessas substâncias, especialmente da creatina.
Segundo o endocrinologista e metabologista Maurício Hirata, de São Paulo, o suplemento oferece benefícios, mas pode causar efeitos adversos se utilizado sem a devida orientação. “É importante avaliar se há realmente a necessidade de utilizar o suplemento”, ressalta.
Afiliado à Endocrine Society, Hirata explica que, em pessoas sedentárias ou que praticam atividades físicas leves ou esporádicas, o uso da creatina provavelmente não trará ganhos significativos.
“Nesses casos, o corpo já tem reservas suficientes obtidas pela alimentação comum”, afirma o médico.
Além disso, ele alerta que o consumo excessivo ou inadequado pode sobrecarregar os rins, causar retenção de líquidos e até desequilíbrios metabólicos, especialmente em pessoas com predisposição a problemas renais ou doenças crônicas.
Por isso, a recomendação é clara: o uso de qualquer suplemento, incluindo a creatina, deve ser feito com acompanhamento profissional, que levará em conta fatores como rotina de exercícios, alimentação, histórico de saúde e objetivos do paciente.
Fonte: Voz da Bahia
Nenhum comentário