![]() |
Foto: AFP |
O Brasil, maior exportador mundial de carne de frango, enfrenta a suspensão de exportações por parte de diversos países após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Uruguai, Chile e México anunciaram o veto à carne de frango brasileira nos últimos dias, ampliando a lista de nações que já haviam adotado a medida, como Argentina, China e União Europeia.
Além desses, Reino Unido, Japão, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita anunciaram restrições, mas limitadas ao Estado do Rio Grande do Sul ou apenas ao município afetado. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, explicou que os bloqueios fazem parte de protocolos sanitários previamente acordados entre o Brasil e os países importadores, e que o governo tenta negociar a regionalização das restrições.
Apesar da confirmação do foco da doença, o Ministério da Agricultura garantiu que os produtos inspecionados continuam seguros para o consumo. A gripe aviária não é transmitida pela carne ou ovos, e o risco de contaminação humana é considerado baixo, restrito geralmente a pessoas com contato direto com aves infectadas.
O governo também informou que ovos originários da granja afetada foram localizados nos estados do Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Como medida de precaução, os produtos serão destruídos. Montenegro teve estado de emergência zoossanitária decretado por 60 dias.
Fonte: Voz da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário