Lula nomeia Wolney Queiroz como novo ministro da Previdência após escândalo no INSS
![]() |
Foto: Reprodução |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou Wolney Queiroz (PDT) como novo ministro da Previdência Social nesta sexta-feira (2). Ele assume o comando da pasta após a saída de Carlos Lupi, que pediu demissão em meio às investigações da Polícia Federal sobre um esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Wolney ocupava o cargo de secretário-executivo da Previdência e participou de reuniões em que foram discutidas as irregularidades. Uma delas, realizada em 2023 pelo Conselho Nacional da Previdência Social, já alertava para os indícios do esquema. Apesar disso, as primeiras medidas para combater as fraudes só foram tomadas quase um ano depois.
O escândalo envolve desvios estimados em mais de R$ 6 bilhões entre 2019 e 2024. Segundo a PF, o grupo criminoso atuava com descontos indevidos nos benefícios de aposentados. A operação resultou na prisão de seis pessoas, no afastamento da presidência e da diretoria do INSS, além da apreensão de R$ 1 bilhão em bens.
Em sua carta de demissão, Lupi declarou que seu nome não foi citado nas investigações e reafirmou ter apoiado todas as apurações conduzidas pelos órgãos de controle do governo federal.
Natural de Caruaru (PE) e filiado ao PDT desde 1992, Wolney Queiroz exerceu seis mandatos como deputado federal. Com histórico ligado à defesa dos trabalhadores, ele terá como missão principal recuperar a credibilidade da Previdência Social e reforçar a transparência na gestão dos benefícios.
Fonte: Voz da Bahia
Nenhum comentário