![]() |
Sede do Ministério Público da Bahia (MP-BA) no CAB, em Salvador — Foto: MP-BA |
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou três pessoas por abandonar uma idosa de 79 anos. De acordo com o órgão, a mulher ficou 24h caída no chão após levar uma queda e chegou a acumular 70 gatos dentro de casa.
Os suspeitos são sobrinhos da vítima, que é viúva, não teve filhos e foi diagnosticada com esquizofrenia. Eles foram denunciados por abandono de incapaz, que resultou em lesão corporal de natureza grave e exposição da integridade física e psíquica da idosa ao perigo.
O órgão não divulgou a cidade onde o caso aconteceu, mas afirmou que a idosa sofreu uma fratura grave em 2024, ao tentar trocar uma lâmpada sozinha no apartamento em que vivia. Ela caiu e ficou cerca de 24h no chão, sem nenhum auxílio dos familiares, e foi encontrada no dia seguinte por um psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).Além disso, a idosa ainda acumulava mais de 70 gatos no apartamento, em ambiente insalubre e com risco elevado de proliferação de zoonoses.
Ainda conforme a denúncia, ao longo dos anos diversas intervenções foram feitas e os sobrinhos receberam notificações do Ministério Público e da rede de proteção social.
A condição de abandono expôs a idosa a sérios riscos à sua saúde física e mental, conforme atestado nos relatórios do Centro de Controle de Zoonoses e do Caps.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário