![]() |
Foto: Divulgação |
A Meta anunciou que baniu 6,8 milhões de contas do WhatsApp somente no primeiro semestre de 2025. A medida faz parte dos esforços da empresa para reforçar a segurança contra golpes, especialmente os que envolvem promessas de investimento fácil, dinheiro rápido e uso indevido de inteligência artificial.
De acordo com a empresa, a maioria das contas bloqueadas eram originadas no sudeste asiático. Um dos esquemas desmantelados envolvia o uso do ChatGPT para criar mensagens enganosas que incluíam links para atrair vítimas até o WhatsApp. A ação foi feita em parceria com a OpenAI e teve origem rastreada no Camboja.
Entre os golpes mais comuns estão falsas promessas de investimentos em criptomoedas e oportunidades de enriquecimento rápido. “Sempre há uma armadilha e deveria ser um sinal de alerta: você precisa pagar adiantado para obter os retornos ou ganhos prometidos”, alertou a Meta em seu blog oficial.
Alertas para os usuários
A Meta também está implementando “resumos de segurança” para alertar usuários sobre os riscos de serem adicionados a grupos desconhecidos. Esses resumos oferecem informações sobre o grupo, dicas para identificar golpes e a opção de sair rapidamente.
“Todos já passamos por isso: alguém que você não conhece tenta lhe enviar uma mensagem ou adicioná-lo a um grupo, prometendo oportunidades de investimento de baixo risco ou dizendo que você tem uma conta em atraso”, informou a empresa.
A Meta ainda reforça que os golpistas frequentemente se aproveitam da confiança, da boa fé ou do medo das pessoas para convencê-las a enviar dinheiro rapidamente.
Dicas para se proteger:
- Não clique em links de números desconhecidos;
- Desconfie de promessas de dinheiro fácil ou ganhos rápidos;
- Não envie dados pessoais ou dinheiro sem confirmação;
- Use a verificação em duas etapas no WhatsApp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário