![]() |
Foto: Reprodução |
A iniciativa visa garantir maior transparência e educação financeira nas operações, estabelecendo uma experiência mínima padronizada entre os bancos. A ideia é fomentar a concorrência no setor e oferecer condições mais vantajosas tanto para consumidores quanto para lojistas.
Como vai funcionar o Pix Parcelado
Diferente do modelo atual de cartão de crédito, o Pix Parcelado funcionará como uma linha de crédito direta entre o consumidor e sua instituição financeira. O lojista continuará recebendo o valor integral da venda no ato da transação, enquanto o comprador poderá parcelar o pagamento com seu banco — que assumirá o risco de inadimplência.
A nova modalidade poderá ser utilizada não apenas para compras de bens e serviços, mas também para transferências entre pessoas físicas, tornando-se um recurso amplo e versátil no ecossistema do sistema de pagamentos instantâneos.
Cada instituição financeira será responsável por definir suas condições de crédito, juros, análise de risco e política de cobrança, tal como ocorre com outras linhas de crédito no mercado.
“Quem paga juros no Pix Parcelado é o consumidor. Contudo, espera-se que os bancos ofereçam taxas que tornem o valor final menor ou igual ao parcelado sem juros no cartão”, informou o BC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário