Governo da Bahia autoriza criação de 705 vagas para universidades estaduais em 2025

Foto: Feijão Almeida

 O Governo da Bahia anunciou a criação de 705 novas vagas para reforçar o quadro funcional das universidades estaduais baianas. As admissões ocorrerão ao longo de 2025 e foram oficializadas por meio de autorizações assinadas pelo governador Jerônimo Rodrigues, publicadas no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (30).

A medida prevê a realização de novos concursos públicos e processos seletivos via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), além da ampliação de vagas em certames já realizados. A estimativa é de um impacto financeiro superior a R$ 21,3 milhões na folha de pagamento do Estado em 2025, chegando a cerca de R$ 49 milhões em 2026.

As universidades contempladas são a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Entre as ações previstas está a realização de concursos para ingresso de 79 novos professores efetivos nas classes de auxiliar, assistente e adjunto. As vagas estão distribuídas entre Uefs (21), Uesb (17) e Uesc (41). Também foram autorizadas as convocações de 17 docentes aprovados anteriormente em concursos da Uefs e da Uesc.

No regime REDA, haverá contratação temporária de 24 professores substitutos e 35 professores visitantes para Uefs, Uesb e Uneb. Além disso, 42 docentes aprovados em seleções anteriores para cargos de substituto e visitante serão nomeados na Uneb e na Uefs.

No que diz respeito ao corpo técnico, novos concursos vão permitir o ingresso de 125 técnicos universitários e 42 analistas universitários na Uefs e Uesc. Já a Uesb e a Uneb devem convocar 135 técnicos e 85 analistas aprovados em concursos anteriores. Também foram autorizadas 121 contratações temporárias de servidores para atividades administrativas por meio de processos REDA em aberto ou já realizados.

As ações fazem parte da estratégia do governo estadual de fortalecer o ensino superior público e garantir melhores condições de trabalho nas instituições.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.