Filhote de elefante-marinho surpreende moradores ao aparecer no Rio Jaguaripe, em Nazaré das Farinhas
![]() |
Foto: Reprodução |
A noite desta segunda-feira (5) foi marcada por uma visita inusitada em Nazaré das Farinhas, no Recôncavo Baiano. Um filhote de elefante-marinho, espécie comum em regiões frias e costeiras, apareceu nadando tranquilamente nas águas do Rio Jaguaripe, despertando a curiosidade e o encantamento de moradores.
Rapidamente, a notícia se espalhou e dezenas de pessoas se reuniram às margens do rio para observar o animal, que aparentava estar à vontade no novo ambiente. Encantados com a presença inusitada, os moradores logo deram um nome carinhoso ao filhote: “Chamego”.
De acordo com o biólogo Rodrigo Maia, não é incomum que esses animais apareçam em estuários, especialmente os mais jovens.
“Eles são muito curiosos e nadam muito. Com os ventos e mau tempo, podem entrar em rios para se proteger. Ocasionalmente eles aparecem, principalmente os filhotes. Geralmente, não precisam ser resgatados, é uma movimentação natural deles”, explicou.
A presença do elefante-marinho chamou a atenção não só pela raridade, mas também pela interação pacífica com o ambiente local.
Até o momento, não há necessidade de intervenção por parte de órgãos ambientais, mas a orientação é para que os moradores mantenham distância e não tentem alimentar ou tocar o animal.
Nenhum comentário